quarta-feira, 15 de abril de 2009

XIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada - Viçosa - MG

O Simpósio Nacional de Geografia Física Aplicada tem sido uma tradição na comunidade Geográfica. O primeiro Simpósio ocorreu no ano de 1983 na cidade de Rio Claro (SP), sendo sediado pela Unesp - Rio Claro e o último no ano de 2007 na cidade de Natal (RN) sediado pela UFRN.O Simpósio tem como objetivo trocar experiências, debater métodos, técnicas e idéias concernentes à Geografia Física Aplicada.Através dos eixos temáticos, painéis, mesas redondas, minicursos, espaço de diálogo (ED) e comunicações coordenadas (CC), pretende-se avançar nas discussões necessárias ao amadurecimento e fortalecimento da ciência Geográfica.Os Espaços de diálogos — EDs são entendidos como ambientes para apresentação, reflexão e debates com o objetivo de socialização das experiências de produção científica das pesquisas desenvolvidas. A intenção é incentivar a troca de conhecimentos e contribuir para ampliar os grupos de pesquisas. Os propositores dos EDs devem apresentar trabalhos com temáticas coincidentes com os eixos do Evento - , tendo clareza que o aprofundamento do diálogo a cerca dos temas propostos, contribui para a formação de todos os participantes que se inscrevem segundo suas áreas de interesse. Por isso, os Eds não são simples espaços de apresentação de trabalhos, mas um fórum privilegiado de debates e reflexões teóricas e práticas.As Comunicações Coordenadas - CC são Espaços destinados à exposição, discussão e análise sobre temas desenvolvidos por grupos ou núcleos de estudo/pesquisa com a temática Geográfica. Pode ser especificamente de Geografia Física Aplicada ou outra área de interesse que dialogue com o eixo do Encontro. As comunicações coordenadas são formadas geralmente por pesquisadores que trabalham em torno de um problema ou questão de pesquisa e tem a oportunidade de se encontrarem nos eventos para apresentar e debater entre todos os presentes.Os painéis deverão privilegiar os trabalhos de pesquisa, ensino e extensão em andamento, com resultados preliminares.




sexta-feira, 3 de abril de 2009

II CBE - CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO

A Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP-Bauru), promoverá o II Congresso Brasileiro de Educação, que ocorrerá entre os dias 29 de junho a 2 de julho. Todas as informações do congresso podem ser adquiridas no site:

II Feira de Livros da USP Leste (EACH)



II Feira de Livros da USP Leste oferece descontos a partir de 50%A Segunda Feira de Livros da USP campus Leste acontece nos dias 14, 15 e 16 de abril das 9h às 21h no vão livre dos auditórios da Escola de Artes, Ciências e Humanidades.


Como no ano anterior, o evento proporcionará descontos a partir de 50% em livros de editoras infantis, religiosas, acadêmicas e do público em geral.Nesse ano, além de a feira ter se estendido para três dias, contamos com novas participações: IPEA, Paz e Terra/Graal, Estação Liberdade, Blucher, SBS, Bertrand, Difel e outras.


Foram convidadas mais de 50 editoras, cujas publicações abrangem todas as áreas do conhecimento. Entre elas: Edusp, Martins Fontes, Brasiliense, Editora da Unesp, Imprensa Oficial, Nova Fronteira, Contexto, Cosac Naify, Annablume, Hucitec, Polis, Globo...É uma boa oportunidade para adquirir os livros indicados pelos professores, publicações de arte, obras completas de grandes escritores, quadrinhos, livros importados -títulos das Universidades de Cambridge, Havard e Oxford, dicionários de vários idiomas,coleção Penguin- lançamentos das editoras e até publicações fora de catálogo; tudo pela pela metade do preço.


A EACH-USP está localizada na Av. Arlindo Bettio, 1000, na saída da estação USP Leste, linha F da estação de trem com baldeação no metro Brás.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

CAIO PRADO JR. E A ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS

Descrição ilustrada e comentada do Dossiê AGB do Acervo Caio Prado Júnior, adquiridos pela USP em 2001 e depositados no IEB-USP. Nele, constam cerca de 400 documentos relativos aos primórdios da Associação dos Geógrafos Brasileiros, da qual o intelectual foi sócio fundador e primeiro secretário, além de, na prática, o editor da revista Geografia, no primeiro de seus dois anos de existência. Os documentos são apresentados em oito seções: a correspondência da Associação; os originais do primeiro número da revista Geografia de 1935; textos avulsos; esquemas, fichamentos, anotações e bibliografias; material gráfico e cartográfico; artigos e notícias publicados em jornais; e documentos relacionados a AGB ou a estudos geográficos. O livro ainda reproduz fotos do arquivo, mapas, gráficos, cartas, e inclui um CD com um banco de dados com a classificação dos 270 documentos do dossiê AGB, bibliografia básica, cronologia e três artigos sobre Caio Prado JR. de autoria de Manoel Seabra e Paulo Iumatti.

org. IUMATTI,Paulo; SEABRA,Manoel; HEIDEMANN,Heinz Dieter

ISBN: 8531411084
Formato: 18x25 cm
Nº de Páginas: 360 pp.
Peso: 710 g
R$ 72,00

Governo de SP manda recolher 500 mil livros de geografia com 2 Paraguais

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo determinou o recolhimento dos 500 mil livros de geografia com erros distribuídos para alunos da sexta série do ensino fundamental. No livro, que leva o nome de "Caderno do Aluno", o Paraguai aparece duas vezes no mapa da América do Sul e a localização do Uruguai está invertida com o Paraguai. O erro se repete também no livro do professor. Outra incorreção é a não-inclusão do Equador no mapa "Fronteiras Permeáveis". Sem isso, o aluno não tem informação para responder à seguinte questão, na página ao lado do livro: "Quais são os países sul-americanos que não fazem fronteira com o Brasil?"